quinta-feira, julho 23, 2009

Boy or man

Há homens que não são verdadeiramente homens. São homens apenas no sexo (o masculino) pois preferem continuar a ser os eternos rapazes. Há uma grande diferença entre um homem e um rapaz. E se, em inglês, ao contrário da palavra saudade, tudo soa muito melhor (inclusive o i love you ao invés do eu amo-te), esta não é excepção: 'there is a difference between a man and a boy'.
Os homens e os rapazes (man and boys se preferirem) não se distinguem pela idade. Lá por um ter 26 anos, não significa que seja mais homem do que um de 18 ou menos homem do que um de 30 anos. Há quem tenha 30 anos que continue a ser um eterno rapaz e quem tenha 18 anos e seja já um homem feito.
Costuma dizer-se que os homens são de Júpiter e as mulheres de Saturno. Enganam-se. Os homens são de luas (ou direi os rapazes? ou generalizarei e direi o sexo masculino?) e as mulheres da Terra por terem de gramar sempre com o amor que sentem por eles, quer eles estejam por perto quer não saibam nada deles. Mas os homens são homens quando a sua capacidade comunicativa não é ditada por luas, novas ou cheias, quartos-crescentes ou minguantes. Os homens são homens quando não dão a desculpa de que o telemóvel está avariado para que o seu harén de mulheres não os persiga e estrague uma qualquer relação ultra-sensorial, das muitas relações que estabelecem. São homens quando não vêem com marcas de um batôn ou de um perfume que não é o nosso.
Os homens são homens quando se preocupam connosco e não nos vêem como mais um triunfo ou mais uma conquista para adicionarem à sua lista infindável de nomes. Os homens são homens quando nos mandam mensagens a perguntar como estamos, quando nos telefonam, quando não se esquecem que existimos e não se lembram de nós apenas no virar de uma outra lua.
Os homens são homens quando não nos mentem directamente e não se cobrem uns aos outros. São homens quando nos aumentam a auto-estima e nos amam incondicionalmente, de dia e de noite, aos dias de semana e aos fins-de-semana. Quando nos esperam em casa, depois de um dia de trabalho, com o jantar feito e a mesa posta, um beijo à chegada e um copo de vinho, são homens. São homens quando se preocupam connosco...
E, depois disto, ainda acha que o homem que está ao seu lado é um homem? Ou é simplesmente um rapaz que precisa de crescer?

Sem comentários: