sábado, março 14, 2009

Passar e Ficar

São 7 horas do dia-quase-noite e é alí, na plena baixa da Cova da Piedade que a vida acontece. Pastelarias, Cafés, Lojas de roupa, Centros Comerciais, pessoas, autocarros e carros…Tudo passa por ela e é alí que a vida acontece. É alí que acontecem os segundos, os minutos, as meia horas e as horas de um lanche de final de tarde. É alí que os casais de namorados aproveitam o único momento do dia que têm juntos. É alí que as senhoras de meia-idade se reunem para combinar a próxima colecta de dinheiro para a Paróquia e é, ainda alí, que quem vive sozinho nesta vida passa o tempo, sabendo que o Tempo passa, mas sem dar conta deste tempo que passa.

São 7 horas do dia-quase-noite e a Cova da Piedade é de todos os que lá passam, mesmo daqueles que, não querendo, não têm como não lá passar. E, depois de todos lá passarem, a Cova da Piedade continua ali, até ao dia seguinte, até às 7 horas do dia-quase-noite seguinte. A Cova da Piedade continua alí, até alguém passar por ela e apreciar o tempo do Tempo que lá passa.

Pessoas que passam e locais que ficam…

Tempos que passam e momentos que ficam…

As Pessoas são como o Tempo. Passam, num segundo, num minuto, numa hora, num dia, numa semana, num mês, num ano… Passam, por vezes, sem olharmos para elas, sem vermos que estão a passar. Os locais, esses são como os momentos. Ficam sempre e duram para sempre, mesmo quando as Pessoas e o Tempo já passaram…

Sem comentários: